sábado, 17 de abril de 2021

VOLTAIRE - Mulher (Físico e moral)


 

AUTOR: VOLTAIRE (1694-1778)
TÍTULO: Mulher – Físico e moral
TÍTULO ORIGINAL: Femme – Physique et morale
TEXTO-BASE: Questions sur l’Encyclopédie par des amateurs (sexta parte). SL: SE, 1771 (pp. 29-46)
TRADUÇÃO: Regina Schöpke & Mauro Baladi
EDIÇÃO: 1ª
EDITORA: Edições Guinefort
DATA: 2020
PÁGINAS: 31p

Figura máxima do Iluminismo francês, Voltaire representou, na sua pessoa e na sua obra, a própria essência desse movimento, caracterizado por uma crença inabalável nos poderes da razão humana e por uma luta incansável contra os preconceitos, a ignorância e o obscurantismo.
Tendo sido um dos colaboradores da "Enciclopédia", a mais palpável manifestação do Iluminismo, Voltaire decidiu, já bastante idoso, refazer esse monumento coletivo da sua própria maneira – corrigindo, assim, os “defeitos” que via em seu modelo.
Essa obra, intitulada "Questões sobre a Enciclopédia", se compõe de 9 volumes, publicados originalmente entre 1770 e 1772. Trata-se, ao mesmo tempo, da maior e mais desconhecida obra de Voltaire, já que não está em nenhuma das várias edições de obras completas do autor  e se manteve fora das livrarias por mais de 200 anos.
Dentre os seus quase 450 verbetes (alguns dos quais retomados do célebre "Dicionário filosófico"), destacamos esse pequeno ensaio que trata da mulher sob a ótica voltairiana – na qual a erudição se mistura com a ironia, em um texto sempre encantador. Muitas das opiniões de Voltaire dialogam perfeitamente com as concepções do mundo contemporâneo, no qual a condição feminina é um dos temas mais discutidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário